Gestão Comercial e de Marketing (2 º Sem Ano Lectivo 2024)ProgramaGestão Comercial e de Marketing Licenciatura ISUTC em Licenciatura em Contabilidade e AuditoriaPrograma
1.Introdução ao Marketing
1.1 Definição de marketing; 1.2 Marketing como processo social e de gestão; 1.3 Conceitos principais de marketing; 1.4 Histórico e evolução do marketing nas organizações; 1.5 Marketing Mix. 2. Atracção, satisfação, valor e retenção de Clientes 2.1. Definição de valor, atracção e satisfação; 2.2. Atracção, retenção e entrega de valor ao cliente; 2.3. Marketing de relacionamento; 2.4. Marketing de qualidade total. 3. Comunicação integrada de Marketing 3.1. Noções básicas de comunicação • O processo de comunicar 3.2. Comunicação Integrada de Marketing • O Marketing Mix e o Mix da Comunicação • Desenvolvimento de Estratégias de Novos produtos • Decisões de Marketing • Gestão de canais de Marketing 4. Planeamento de Marketing e Plano de Comunicação 4.1. Desenvolvimento da carteira de negócios; 4.2. Plano de marketing; 4.3. Plano de comunicação. 5. Análise das oportunidades de marcado 5.1. Estudo de mercado em marketing; 5.2. Analise do ambiente de marketing; 5.3. Pesquisa e sistema de informação de marketing; 5.4. Comportamento de compra do consumidor final. 6. Marketing em ambientes competitivos 6.1. Análise da concorrência e dos concorrentes; 6.2. Sistema de inteligência competitiva; 6.3. Estratégias competitivas por posição competitiva; 6.4. Equilíbrio entre orientação para o cliente e para o concorrente. 7. Marketing na Era Global 7.1. Ambiente globalizado de negócios; 7.2. Marketing directo e e-marketing; 7.3. Ética e Responsabilidade Social em marketing. |